Home

Ads 468x60px

14 de jun. de 2011

Latidos em excesso - Um incômodo para todos que estam em volta do cão!


O latido é a forma de comunicação dos cães, mas como dizem, nada em excesso faz bem.

Alguns cães latem sem parar e isso incomoda vizinhos, donos, em fim, todos que estam a sua volta incluindo o próprio cão que sofre com estresse. Cães que latem dessa forma precisam ser tratados, mas qual o motivo desse comportamento e quais atitudes devemos tomar?

Qual o motivo?

      O motivo pode ser “simplesmente” comportamental ou um problema com a saúde do animal, então antes de tudo deve-se consultar um veterinário. Se o problema for comportamental você terá que tomar cuidado para analizar se o cão late por ansiedade e você bloquear esse ato compulsivo, ele pode começar com outros como o de lamber as patas ou feridas e acabar se machucando.

      Por culpa do dono, como assim?

Isso mesmo, um dos motivos principais do começo desse incômodo pode ser por culpa do dono, pois as vezes mesmo sem perceber os donos acabam incentivando os latidos, e alguns exemplos são esses:
1- Você está almoçando e seu cão começa a latir e olhar para você com aquela carinha de cão sem dono e você quando viu, já deu um pedacinho da mistura para ele. Isso incentiva seu cão a latir para pedir algo.

2- Quando você pega a guia para passear, ele fica eufórico e lati, ai vai você na hora e de novo o incentiva a latir quando coloca a coleira e sai para a rua.

3- suponhamos que seu filhote está nos seus primeiros dias em sua casa e ele dorme fora de casa ou em um cômodo diferente do seu, na hora de dormir ele lati sem parar atrapalhando seu sono, você vai até onde ele está e da atenção e o trás para onde você dorme.

Quais atitudes devemos tomar nesses casos?

      Existem recursos caseiros que podem ter ótimos efeitos para este problema. Um deles é um spray de água jogado no cão logo que ele latir, mas ele não deve saber de onde veio para associar a punição como o latido mesmo sem que ninguém esteja por perto.
      Outro é pegar uma lata de algum alimento que acabou em sua casa e colocar moedas, chaves ou algo do tipo para que faça barulho, ai é só ficar esperando seu cão latir escondido e quando ele latir jogue-a no chão! Mas é importante lembrar que cães que latem por estarem separados do dono não devem sofrer essas e outras punições, pois isso pode deixá-los com mais medo e piorar a situação.
      Outra dica que é a mais importante de todas é que não deve haver só a punição, sempre que ver seu cão quieto  é ótimo recompensá-lo dando petiscos, passando carinho, etc. pois assim ele irá associar que quando ele estiver quieto será recompensado e isso será a melhor forma de ganhar atenção.

       Então, essas são as dicas espero que quem está visitando o blog pela primeira vez, volte porque o blog é novo mas se mandarem perguntas nos comentários terei prazer de responder.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...